sexta-feira, 25 de julho de 2008

"Metodologia de trabalho e percurso"

Este projeto tem como embasamento teórico o "CONSTRUTIVISMO", pois o sujeito-aprendiz através da interação e colaboração com seus pares aprenderá fazendo, tornando-se um autor e co-autor na busca e construção do seu próprio conhecimento. Para o desenvolvimento deste trabalho serão utilizados programas computacionais (editores de texto, slides, planilhas eletrônicas, imagem e som) e recursos de Internet (sites de pesquisa, animação e simulação). As postagens dos materiais serão feitas quinzenalmente. Durante o percurso nas etapas dos tutoriais o sujeito-aprendiz terá a oportunidade de entrar em contato (e-mail: robertodelmas@hotmail.com) ou pelo próprio Blog com o Prof. RC, que atuará como um orientador e facilitador da aprendizagem colaborativa. Caro sujeito-aprendiz fique à vontade para tirar dívidas, sugerir temas para os tutoriais e enviar propostas para socializarmos com toda a comunidade de aprendizes. Sucesso!!!

"Teorizando"

Por meio da Internet surgem novos espaços e tempos de aprendizagem mais flexíveis, modificando e ampliando aquilo que se faz dentro de uma sala de aula tradicional. Com isso, estas salas podem ser utilizadas para início e término das ações propostas e tendo como ambiente intermediário o virtual para o desenvolvimento destas ações. Além da ampliação de seus espaços de aprendizagem, todos os sujeitos envolvidos no ambiente escolar terão a oportunidade de conhecer e aprender a linguagem digital, navegar e ampliar seus horizontes do conhecimento. Segundo Piérre Lévy (1999a), a linguagem digital se apresenta nas novas tecnologias eletrônicas de comunicação e na rede de informação. O paradigma na era digital, na sociedade da informação, ensejam como prática docente assentada na construção individual e coletiva do conhecimento. Este Blog tem como proposta a criação de novos espaços para a construção do saber coletivo, procurando estabelecer uma relação de ensino-aprendizagem mais dinâmica e significativa, "conectada" ao mundo contemporâneo. Seja bem-vindo sujeito-aprendiz para aprendermos e ensinarmos juntos em busca de uma escola "plugada" na sociedade da informação e do conhecimento. Abraços do Prof. RC.