sábado, 31 de janeiro de 2009

Acordo Ortográfico - TV Cultura

Volta às aulas na TV Cultura: professores e alunos podem retornar à sala de aula sabendo tudo sobre o novo acordo ortográfico

“Nossa Língua” faz um resumo sobre as principais mudanças que irão acontecer na Língua Portuguesa

Depois das férias, professores e alunos terão a chance de voltar à sala de aula com as principais mudanças do novo acordo ortográfico na ‘ponta da língua’. É que a TV Cultura preparou uma edição especial do Nossa Língua, que une em um só programa as alterações mais importante que irão acontecer na Língua Portuguesa. Apresentada pelo consagrado professor Pasquale Cipro Neto, a atração será exibida na próxima segunda-feira (02/02), às 19h30.

Nos módulos sobre a nova ortografia, o público confere o que mudou em nosso idioma com relação ao uso do acento diferencial e do hífen; a eliminação do trema; e a reintrodução das letras K, W e Y no alfabeto. Em outro bloco, Pasquale recebe o professor doutor em Letras e Relações Internacionais e Presidente da Comissão de Língua Portuguesa do Ministério da Educação Godofredo de Oliveira Neto, que comenta a importância da unificação da Língua.

O programa traz ainda os depoimentos da Ministra de Educação de Cabo Verde, Vera Duarte, que fala da importância desse acordo para o seu país; e da autora Tatiana Belinky, que comenta sobre as novas regras do ponto de vista da escritora. Mas as novidades não param por aí. Os telespectadores também podem acompanhar todas as mudanças da Língua Portuguesa por meio do site www.tvcultura.com.br/plantaoortografico, que contém a listagem das alterações do idioma e vídeos explicativos do professor Pasquale.

4 comentários:

  1. Excelente dica, prof° Roberto, incluirei um link para essa postagem no meu blog.

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Oi Roberto!
    Eu estava a procura desse acordo ortográfico, e passando pelo seu blog encontrei. Valeu! Assim que der farei um post com referência ao seu blog. Abraço,
    Josete

    ResponderExcluir
  3. oi, roberto! muito bom esse post! também vou usá-lo!
    bjs vera

    ResponderExcluir
  4. Legal seu blog, Roberto!!!!
    dei uma olhada bem atenta e gostei muito dos assuntos.
    Tá de parabéns!!!! E boa sorte na vida de blogueiro rss
    abs
    Glaucio

    ResponderExcluir