quinta-feira, 20 de outubro de 2011

PROF. RC MINISTRA PALESTRA SOBRE O "LE E A INTERNET PEDAGÓGICA"

     
     O Prof. RC ministrou no dia 29/09 a Palestra intitulada "O Linux Educacional e a Internet como ferramentas pedagógicas para ampliação do acesso ao conhecimento e construção de novos saberes", cujo objetivo foi o de orientar docentes e gestores da Rede Pública de Ensino de Estânca-SE na aplicação pedagógica do LINUX EDUCACIONAL e da INTERNET em sala de aula, socializando experiências pessoais de colegas professores locais e nacionais. A Palestra fez parte da programação do "III Encontro de Tecnologias na Educação" da cidade de Estância-SE.
        A palestra foi iniciada com a Dinâmica "A tecnologia não substitui o calor humano", onde o Prof. RC mostrou que não devemos temer a tecnologia e sim fazer dela uma aliada na busca e construção do conhecimento. Em seguida, num momento de descontração, foram passadas imagens de charges "Que tecnologia é essa que tanto nos assusta!", mostrando que as tecnologias fazem parte constantemente de nossas vidas. A última dessas imagens procurou passar para os docentes, apesar de alguns fatores que influenciam bastante, que eles estão conseguindo, respeitando cada qual seu ritmo, chegar ao topo da "Tsunami Tecnológica" que adentram em nossas escolas.
     Depois do momento descontração o Prof. RC citou algumas característcas do "Perfil de nossos alunos" na atual sociedade da informação e do conhecimento, e que "Postura o professor deve adotar" para se harmonizar com esses jovens nascidos nessa sociedade, os Nativos Digitais.
       Na sequência, com o foco agora voltado para o tema principal da palestra, foi exibido um Vídeo sobre a História do Linux, seu criador e a importância do Software Livre. Depois desse instante o Prof. RC começou a falar sobre o Linux Educacional, mostrando as Versões do 1 até o mais recente que é o 4, apresentando características e os avanços desse Sistema voltado para o ensino-aprendizagem. Foram mostradas as variadas ferramentas pedagógicas e suas funcionalidaes como: pacotes educacionais do MEC, a linguagem LOGO, simuladores e planetários, editores de áudio e vídeo. Na oportunidade foram sugeridas para os participantes "Ideias criativas dos programas do LE" para serem aplicadas em sala de aula, como por exemplo o uso do Programa Audacity na edição de entrevistas e depoimentos para a produção de programas de uma Rádio Escolar. Logo depois, o Prof. RC. procurou mostrar como a Internet pode ser usada para a busca e construção do conhecimento através das Redes Sociais (Blogs, Twitter, etc), como também Jogos Online, Portais Educacionais, dentre outros meios.
       A Palestra finalizou com a apresentação de experiências com a aplicação das ferramentas do LE e da Internet, locais e nacionais, de colegas professores, procurando demonstrar que é possível, através de um planejamento bem elaborado, utilizar os recursos computacionais na relação de ensino e aprendizagem.
      O Prof. RC Acredita que os participantes saíram com algo a mais sobre a importância das Tecnologias na Educação.

Um comentário:

  1. Olá Roberto!
    Visitando seu blog "TUTORIAIS PEDAGÓGICOS DO PROF. RC" Fiquei interessando em poder colocar no blog "Cultura na Rede" o recurso que você disponibilizou utilizando a ferramenta Flashvirtex. Todas as orientações foram feitas conforme as orientações, ainda não consegui postar! O arquivo que pede para ser enviado....Você deve fazer upload de seu arquivo Flash para a sua conta na Web neste processo que me perdi.....

    Como foi que disponibilizasse isso?
    http://culturanateia.blogspot.com/

    Agradeço sua compreesão!

    Abraço

    ResponderExcluir